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Abril / 2025
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Leitura do Medidor
A leitura do medidor deve ser informada em intervalos de aproximadamente 30 (trinta) dias, observados o mínimo de 27 (vinte e sete) e o máximo de 33 (trinta e três) dias, de acordo com o calendário de leitura.
Realização de leitura mensal - Faturamento - Fuga de energia e testes

A realização mensal permite que faturemos exatamente o seu consumo de energia do período;
O consumo de energia será o resultado da Leitura Atual – (menos) a Leitura Anterior;
O acesso ao medidor é essencial para que possamos coletar dados reais;
Quando por algum motivo (Ex.: cão solto – portão fechado – entrada de energia instalada em local de difícil acesso – impedimento pelo proprietário e outros) seu consumo de energia será obtido a partir da média aritmética dos últimos 12 ciclos de leitura);
 
Para evitar faturamentos do consumo mensal por média é importante:
Construir sua entrada de energia com orientação da Permissionária, ou seja, junto a divisa com a via publica com a caixa (visor) voltada para a via pública;
Permitir o acesso de nossos funcionários (leituras) mensalmente ou em caso de eventuais inspeções;
Evitar de construir sua entrada de energia em locais de difícil acesso do tipo: BARRANCOS – ATRÁS DE ALVENARIA – COM VISOR DA CAIXA VOLTADA PARA O INTERIOR DA PROPRIEDADE  etc, Nota Importante: Caso o seu medidor (equipamento de Medição) esteja instalado em local de difícil acesso, procure um profissional (eletricista) de confiança e este COM ORIENTAÇÃO da CERIM realize as adequações necessárias para facilitar o acesso.
 
Das Consequências do Faturamento por Média:
Atribuir ao consumidor consumo de energia elétrica não real, portanto podendo neste mês ele estar pagando à maior ou menor da realidade;
Ajuste de leitura com acumulo de consumo e por consequência uma valor final maior a pagar;
Suspensão do fornecimento de energia elétrica conforme orienta a Resolução 1000/2021 da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica.
 
Sobre o EQUIPAMENTO MEDIÇÃO ( MEDIDOR  - registrador de leituras):
a) O equipamento de medição (medidor) pertence a CERIM, porém uma vez instalado a preservação do mesmo é responsabilidade do consumidor;
b) Não permita que os lacres sejam violados em hipótese alguma;
c) Somente profissionais da CERIM podem realizar trabalhos junto a sua entrada de Energia Elétrica;
d) Denuncie qualquer ação de terceiros junto a sua entrada de Energia Elétrica, pois em conformidade com a Resolução 1000/2021 da ANEEL o titular na unidade de consumo será o responsável por eventuais procedimentos inadequados;

Dos Meios de Recebimento de sua Fatura de Energia Elétrica:
1.A CERIM desde 09/2017 esta realizando e entregando sua Fatura de Energia no ato seguinte a Leitura ( EFI – Emissão de Fatura Instantânea ), este processo é adotado pelas grandes empresas de distribuição energia, o que possibilita:
a)Recebimento imediato de sua fatura sem deslocamentos,
b)Garantia de não haver extravios;
c)Possibilidade de conferência no ato do recebimento da fatura de energia;
d)Diminuição significativa de deslocamento da Empresa e Consumidor, condição que a médio/longo prazo contribui para redução das despesas operacionais, podendo assim contribuir no processo de reajuste/revisão tarifária.

2.Recebimento por e-mail, esta opção tem apresentado crescimento significativos, possibilitando aos consumidores:
a) Comodidade;
b) Garantia do recebimento das faturas mensais;
c) Evitar transtornos com extravio de faturas.

Nota Importante: Caso deseje receber sua fatura por E-MAIL ou pelo sistema EFI – Emissão de Fatura Instantânea manifeste-se através de um de nossos canais de atendimento:
E-mail: comercial@cerim.com.br
Telefone: 0800.770.6280 e 0800.102.1152
Site: www.cerim.com.br

Nota Importante: Em qualquer um dos canais de atendimento é necessário à identificação do solicitante (Nome completo e CPFL ou RG) e de sua Unidade de Consumo.

3.Pelos Correios, é praticada, porém ao longo tempo temos observado reclamos sobre extravios e atrasos.

Quando do Recebimento de sua Fatura de Energia Elétrica:

Sempre que receber sua fatura de energia, faça imediata conferência, em caso dúvidas quanto ao consumo ou valor a pagar contate a CERIM, preferencialmente por e-mail comercial@cerim.com.br (evitando tempo de ligação e eventual espera), todavia se desejar pelo 0800.770.6280 ou 0800.102.1152 ou agência Virtual (www.cerim.com.br) ou mesmo pessoalmente.
Nota Importante: Sempre que surgir dúvidas é importante coletar a leitura atual em seu equipamento de medição (medidor) informando a mesma e data a CERIM, a fim de que façamos reanálise de seu faturamento.

Fuga de Corrente ou Energia – Conhecer e Evitar
Mesmo com todos os cuidados para economizar energia, problemas na fiação e em equipamentos podem contribuir para um maior consumo de Energia Elétrica.
Por mais que as pessoas se esforcem para economizar energia reduzindo o uso de vários aparelhos eletrônicos e até o tempo no banho, às vezes só essas medidas não são suficientes.
O gasto permanece alto, como se um fantasma circulasse pela casa "roubando a energia".
Na verdade, é mais ou menos isso o que acontece quando há fuga de energia na rede interna da casa.
O teste para saber se há fuga de corrente de energia ou problemas no Equipamento de medição (medidor) e Instalações Interna são simples, assim pede-se atentar as instruções a seguir:

A) Teste de Fuga de Corrente
1º) O primeiro passo é desligar todos os equipamentos e tirá-los das tomadas e apagar todas as luzes da residência. Aguarde 10 (dez) minutos.
2º) O interessante é manter-se observando neste período o medidor.
Ele tem de estar parado (Disco no caso medidor eletromecânico  ou no caso de medidor eletrônico o Led) deve estar apagado, condição que confirma não haver Fuga de Energia, ou seja desperdícios
3º) Se o relógio de luz continuar girando, ou seja, contando energia consumida demonstra que há algum problema nas instalações",
Nota Importante: esta situação é importante contatar um profissional (eletricista) de confiança a fim de que auxilie na localização do ponto em sua instalação que esteja propiciando a fuga de energia, corrigindo-o imediatamente.

B) Teste Averiguação do Equipamento de Medição e instalações Interna
Para um teste mais aprofundado, que mostrará se o problema está no medidor de leitura ou na fiação interna, o consumidor tem de desligar a chave geral.
Observado o período de 10 (dez) minutos e Disco ou Led manterem-se sem movimento é indicação de que o Equipamento de medição não apresenta indícios de Defeito.
Constatado tal situação é importante como no primeiro teste contatar profissional (eletricista) de sua confiança para  identificar o ponto em sua instalação interna que esta provocando o desperdício de energia, regularizando o mais breve possível.
Nota Importante:  fuga de corrente de energia pode ocorrer principalmente nas instalações mais antigas, que estavam dimensionadas para fornecer energia para poucos equipamentos e aos poucos foram sobrecarregadas para alimentar freezers, microondas e outros equipamentos ao mesmo tempo.
 
CERIM/11/102017 – www.cerim.com.br – www.arsesp.sp.gov.br -  www.aneel.gov.br.