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Crise Hídrica e o Uso de Energia Elétrica

Na última sexta-feira de julho, dia 30, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) afirmou que a bandeira vermelha, patamar 2, que está em vigor desde junho, permanecerá em agosto também.

 

As BANDEIRAS AMARELA e VERMELHA Patamar 1 ou 2, refletem as más condições hídrica para Geração de Energia Elétrica e por consequência, são um custo adicional a ser aplicado na fatura dos clientes, em cada 100 Kwh. Destacamos que a BANDEIRA VERMELHA é dividida em dois patamares, no PATAMAR 1, com valor adicional de R$. 3,971 por 100 kWh; e o PATAMAR 2 valor adicional de R$.9,492 por 100 kWh.

 

A aplicação da BANDEIRA VERMELHA Patamar 2, em especial neste momento se deve à seca histórica que atinge o país, principalmente nas regiões das usinas hidrelétricas, a falta de chuvas é crítica e acarreta inúmeros prejuízos para a sociedade, prejudicando o fornecimento de energia.

 

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) apontou que entre setembro do ano passado e março desse ano, as hidrelétricas do Brasil receberam o menor volume de chuvas dos últimos 91 anos.

 

Esse cenário evidencia a carência e a falta de estrutura do país para o uso de outras fontes de energia, em especial as que são ecologicamente corretas, limpas e sustentáveis, como é o caso da energia eólica, aquela gerada pelo vento.

 

Em junho o Governo Federal alertou para o risco de ter que acionar mais usinas termoelétricas, caso o cenário de seca não mude. Movidas por óleo diesel, gás natural e ainda por Carvão e Biomassa, esse tipo de energia acaba sendo muito agressivo para a atmosfera.

 

Acresce-se a esta realidade o alto custos destes insumos o que contribui em muito para o valor final das faturas de energia elétrica de cada um de nós, conforme informado nas faturas através das cores das Bandeiras.

 

Esse momento exige a colaboração de todos, é necessário rever todos os nossos hábitos de consumo, o uso da energia elétrica deve ser pautado por posturas conscientes, principalmente agora, quando o fornecimento de energia no país inteiro passa pelo risco de racionamento. Pensando nisso, separamos algumas dicas de consumo:

 

É importante controlar o tempo do banho, prefira o modo morno do seu chuveiro, pois ele pode ser o suficiente para você aquecer a água mesmo no inverno.

 

  • Sempre utilize a capacidade máxima da sua máquina de lavar e uma quantidade menor de sabão em pó, assim não será preciso ativar a função de enxágue extra. Use e abuse da iluminação natural.

 

  • Evite abrir a porta da geladeira à toa, pois o ar quente entra e o motor do equipamento é obrigado a gastar mais energia para resfriá-la novamente. Na hora de colocar ou retirar os alimentos, faça tudo de uma só vez. E não guarde alimentos em recipientes quentes, isso aumenta o consumo de energia.

 

  • Lembre-se de verificar se a borracha da porta da geladeira está em boas condições, pois ela isola o interior do refrigerador e evita maior consumo de eletricidade.

 

  • Evite pintar as paredes com cores escuras, pois elas exigirão lâmpadas de maior potência.

 

  • Sempre limpe o interior do micro-ondas, isso garante mais agilidade no cozimento, e evite usar a função descongelamento, e nem use o equipamento para aquecer água e café.

 

  • Sempre use fios com espessura adequada e consulte um profissional qualificado ao fazer as instalações elétricas de sua casa, para que ele dimensione corretamente os cabos.

 

  • Desligue da tomada os aparelhos que não estiver usando.

 

  • E reduza o consumo de energia no horário de pico, entre 18h e 21h.

 

A CERIM lembra ainda que desde janeiro de 2018 encontra-se disponível para os consumidores de baixa tensão, exceto os cadastrados na Classe Residencial - Subclasse Baixa Renda, a modalidade tarifária conhecida como Tarifa Branca, que se baseia no consumo de energia elétrica de acordo com o dia e horário.

 

A Tarifa Branca permite que o consumidor possa pagar valores decorrentes da hora e do dia da semana em que consome energia elétrica.

 

Para esta modalidade tarifária é importante conhecer sobre os conceitos de Postos e Tarifas:

  • Posto horário Fora Ponta: 22hs a 16hs59min59seg;
  • Posto horário Intermediário: 17hs às 17hs59min59seg e 21hs a 21hs59min59seg;
  • Posto horário Ponta: Período entre 18hs às 21hs 59min59seg

 

Tarifas homologadas à CERIM para a Modalidade Tarifa Branca, considerando os Postos citado:

  • Posto horário Fora Ponta: Valor unitário da tarifa = R$.0,50889
  • Posto horário Intermediário: Valor unitário da tarifa = R$.0,80956
  • Posto horário Ponta: Valor unitário da tarifa = R$.1,11022

 

Para realizar comparação informamos o valor da Tarifa Convencional, ou seja, R$ 0,65332.

 

Ressaltamos que a Tarifa Branca tem como objetivo permitir que o Sistema Elétrico Nacional não fique sobrecarregado entre o período de horas: 17hs às 21hs59min59seg, razão pela qual o valor Posto Horário Fora Ponta é menor em relação ao valor da Tarifa Convencional.

 

É importante salientar que os interessados podem contatar a CERIM e realizar a SIMULAÇÃO de seu faturamento. Caso opte por solicitar esta Modalidade Tarifária uma vez faturado e entenda que não é a condição esperada poderá solicitar a qualquer tempo para o próximo faturamento o seu retorno a aplicação da Modalidade tarifária Convencional.

 

Mais informações sobre esta Modalidade Tarifária, acesse  https://www.aneel.gov.br/tarifa-branca, ou contate-nos: 0800.770.6280 ou comercial@cerim.com.br