Leitura Mensal

 

REALIZAÇÃO DE LEITURA MENSAL – FATURAMENTO – FUGA DE ENERGIA e TESTES:

A realização mensal permite que faturemos exatamente o seu consumo de energia do período;

 

O consumo de energia será o resultado da Leitura Atual – (menos) a Leitura Anterior;

 

O acesso ao medidor é essencial para que possamos coletar dados reais;

 

Quando por algum motivo (Ex.: cão solto – portão fechado – entrada de energia instalada em local de difícil acesso – impedimento pelo proprietário e outros) seu consumo de energia será obtido a partir da média aritmética dos últimos 12 ciclos de leitura);

 

Para evitar faturamentos do consumo mensal por média é importante:

 

Construir sua entrada de energia com orientação da Permissionária, ou seja, junto a divisa com a via publica com a caixa (visor) voltada para a via pública;

 

Permitir o acesso de nossos funcionários (leituras) mensalmente ou em caso de eventuais inspeções;

 

Evitar de construir sua entrada de energia em locais de difícil acesso do tipo: BARRANCOS – ATRÁS DE ALVENARIA – COM VISOR DA CAIXA VOLTADA PARA O INTERIOR DA PROPRIEDADE  etc,

 

Nota Importante: Caso o seu medidor (equipamento de Medição) esteja instalado em local de difícil acesso, procure um profissional (eletricista) de confiança e este COM ORIENTAÇÃO da CERIM realize as adequações necessárias para facilitar o acesso.

 

Das Consequências do Faturamento por Média:

 

Atribuir ao consumidor consumo de energia elétrica não real, portanto podendo neste mês ele estar pagando à maior ou menor da realidade;

 

Ajuste de leitura com acumulo de consumo e por consequência uma valor final maior a pagar;

 

Suspensão do fornecimento de energia elétrica conforme orienta a Resolução 414/2010 da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica.

 

Sobre o EQUIPAMENTO MEDIÇÃO ( MEDIDOR  - registrador de leituras):

 

a)              O equipamento de medição (medidor) pertence a CERIM, porém uma vez instalado a preservação do mesmo é responsabilidade do consumidor;

b)              Não permita que os lacres sejam violados em hipótese alguma;

c)              Somente profissionais da CERIM podem realizar trabalhos junto a sua entrada de Energia Elétrica;

d)              Denuncie qualquer ação de terceiros junto a sua entrada de Energia Elétrica, pois em conformidade com a Resolução 414/2010 da ANEEL o titular na unidade de consumo será o responsável por eventuais procedimentos inadequados;

 

Dos Meios de Recebimento de sua Fatura de Energia Elétrica:

 

1.A CERIM desde 09/2017 esta realizando e entregando sua Fatura de Energia no ato seguinte a Leitura ( EFI – Emissão de Fatura Instantânea ), este processo é adotado pelas grandes empresas de distribuição energia, o que possibilita:

 

a)Recebimento imediato de sua fatura sem deslocamentos,

b)Garantia de não haver extravios;

c)Possibilidade de conferência no ato do recebimento da fatura de energia;

d)Diminuição significativa de deslocamento da Empresa e Consumidor, condição que a médio/longo prazo contribui para redução das despesas operacionais, podendo assim contribuir no processo de reajuste/revisão tarifária.

 

2.Recebimento por e-mail, esta opção tem apresentado crescimento significativos, possibilitando aos consumidores:

 

a) Comodidade;

b) Garantia do recebimento das faturas mensais;

c) Evitar transtornos com extravio de faturas.

 

Nota Importante: Caso deseje receber sua fatura por E-MAIL ou pelo sistema EFI – Emissão de Fatura Instantânea manifeste-se através de um de nossos canais de atendimento:

 

i)e-mail: comercial@cerim.com.br,

ii)telefone: 0800.770.6280;

iii)site: www.cerim.com.br ou

iv)fax: 11.4246.62.81

 

Nota Importante:                   Em qualquer um dos canais de atendimento é necessário à identificação do solicitante (Nome completo e CPFL ou RG) e de sua Unidade de Consumo.

 

3.Pelos Correios, é praticada, porém ao longo tempo temos observado reclamos sobre extravios e atrasos.

 

Quando do Recebimento de sua Fatura de Energia Elétrica:

 

Sempre que receber sua fatura de energia, faça imediata conferência, em caso dúvidas quanto ao consumo ou valor a pagar contate a CERIM, preferencialmente por e-mail comercial@cerim.com.br (evitando tempo de ligação e eventual espera), todavia se desejar pelo 0800.770.6280 ou agência Virtual (www.cerim.com.br) ou mesmo pessoalmente.

 

Nota Importante: Sempre que surgir dúvidas é importante coletar a leitura atual em seu equipamento de medição (medidor) informando a mesma e data a CERIM, a fim de que façamos reanálise de seu faturamento.

 

Fuga de Corrente ou Energia – Conhecer e Evitar

 

Mesmo com todos os cuidados para economizar energia, problemas na fiação e em equipamentos podem contribuir para um maior consumo de Energia Elétrica.

 



Por mais que as pessoas se esforcem para economizar energia reduzindo o uso de vários aparelhos eletrônicos e até o tempo no banho, às vezes só essas medidas não são suficientes.

 

O gasto permanece alto, como se um fantasma circulasse pela casa "roubando a energia".

 

Na verdade, é mais ou menos isso o que acontece quando há fuga de energia na rede interna da casa.

 

O teste para saber se há fuga de corrente de energia ou problemas no Equipamento de medição (medidor) e Instalações Interna são simples, assim pede-se atentar as instruções a seguir:

A)Teste de Fuga de Corrente

 

1º)            O primeiro passo é desligar todos os equipamentos e tirá-los das tomadas e apagar todas as luzes da residência. Aguarde 10 (dez) minutos.

 

2º)            O interessante é manter-se observando neste período o medidor.

Ele tem de estar parado (Disco no caso medidor eletromecânico  ou no caso de medidor eletrônico o Led) deve estar apagado, condição que confirma não haver Fuga de Energia, ou seja desperdícios

 

3º)            "Se o relógio de luz continuar girando, ou seja, contando energia consumida demonstra que há algum problema nas instalações",

 

Nota Importante:                   Nesta situação é importante contatar um profissional (eletricista) de confiança a fim de que auxilie na localização do ponto em sua instalação que esteja propiciando a fuga de energia, corrigindo-o imediatamente.

 

B)Teste Averiguação do Equipamento de Medição e instalações Interna

 

Para um teste mais aprofundado, que mostrará se o problema está no medidor de leitura ou na fiação interna, o consumidor tem de desligar a chave geral.

 

Observado o período de 10 (dez) minutos e Disco ou Led manterem-se sem movimento é indicação de que o Equipamento de medição não apresenta indícios de Defeito.

 

Constatado tal situação é importante como no primeiro teste contatar profissional (eletricista) de sua confiança para  identificar o ponto em sua instalação interna que esta provocando o desperdício de energia, regularizando o mais breve possível.

 

Nota Importante:                  A fuga de corrente de energia pode ocorrer principalmente nas instalações mais antigas, que estavam dimensionadas para fornecer energia para poucos equipamentos e aos poucos foram sobrecarregadas para alimentar freezers, microondas e outros equipamentos ao mesmo tempo.

 

CERIM/11/102017 – www.cerim.com.br – www.arsesp.sp.gov.br -  www.aneel.gov.br .